6 de mar. de 2012

Hora do Banho: Balde ou Banheira?

Por diferentes razões nós escolhemos usar balde e banheira para nossos bebês.

A Amanda escolheu a banheira com trocador por que eu acho mais prático e até mais afetuoso. Nada contra o balde, eu até ganhei um, mas vou mesmo usar a banheira. Como método de prevenção da cólica, eu vou evitar alguns tipos de alimentos, refrigerante etc... porém, como disse uma enfermeira para mim, criança que tiver que ter cólica vai ter, não tem jeito, pode fazer o que for, cólica faz parte! Não que eu não vá me importar com isso, mas já procuro encarar de forma natural essa fase. Além do mais, não gosto muito da posição dos babies no balde! Para mim, a banheira é tudo de fofo!!!! A minha então, de girafa, a coisa mais linda!! hehehehe
Ah, claro, vou usar o meu baldinho para refrescar o neném em dias super quentes aqui em Itu!!! Ele é muito bonitinho e também não deve ser desperdiçado!


A Lu e a Lidi o baldinho, por questão de espaço e as promessas de que deixa o bebê mais relaxado e ajuda com as cólicas.

Encontramos essa reportagem da Folha falando sobre o baldinho, com recomendações de pediatras, além disso, queríamos mostrar a foto do Tobin, sobrinho da Lu, em seu banho de baldinho, na Irlanda, todo feliz e relaxado e a foto da Samanta, filha de um casal de amigos (Lidiane e Luiz) com carinha de quem está amando... - para mostrar que eles gostam mesmo!

Tobin


Samanta

21/11/2008 - 12h36

Mães aderem ao banho de balde para recém-nascidos



RACHEL BOTELHO
da Folha de S.Paulo







Banho de balde não é nenhuma novidade -muitas mães costumam apelar a ele para fazer a higiene de crianças pequenas durante viagens e nos dias de muito calor, na ausência de piscina. Mas o uso diário do acessório, como substituto definitivo da banheira e com bebês que mal saíram da maternidade, está começando a conquistar adeptos em famílias ainda mais criativas.
A atriz Talitha Pereira, 25, mãe de Lis, de um mês e meio, achou graça quando se viu diante da foto de um bebê dentro do balde enquanto navegava na internet. "Mas depois assisti à palestra de um pediatra que ensinava a usá-lo e vi que o bebê se sente mais confortável ali. Me convenci de que é a melhor maneira de dar banho", afirma. Segundo ela, no quinto dia de vida a pequena Lis já dava pulinhos durante o banho, o que lhe garantiu o apelido de "bailarina de balde".
Marlene Bergamo/Folha Imagem
Lis Pereira Geimer, de um mês e meio, toma banho em um balde comprado na rua 25 de Março, centro de comércio popular em SP
Lis Pereira Geimer, de um mês e meio, toma banho em um balde comprado na rua 25 de Março, centro de comércio popular em SP
Estripulias à parte, o que está atraindo as mães para o acessório é a promessa de um bebê mais tranqüilo, propagada em sites de relacionamento e listas de discussão na internet. "À noite, dou o banho e ela dorme durante horas", confirma.
Embora não haja pesquisas que comprovem esse benefício, a neonatologista Miriam Rika, do hospital e maternidade São Luiz, diz que os médicos observam uma boa resposta ao banho de imersão na UTI pediátrica, onde foi instituído há cerca de seis anos. "Existem várias hipóteses: pode ser devido à posição em que o bebê fica ou pelo fato de estar submerso do pescoço para baixo."
Intrauterino
Para o obstetra Antonio Júlio Barbosa, do hospital e maternidade Santa Catarina, a principal vantagem desse tipo de banho em relação ao de banheira é que o bebê "se molda" ao acessório. "Ele tem mais contato com a água, o que mimetiza o meio intrauterino, que é o que se deseja quando o bebê acabou de nascer", afirma.
O neonatologista Carlos Eduardo Corrêa, que apresentou a "técnica" a Talitha Pereira, indica o balde para o banho da maternidade e para os primeiros dias de vida do bebê.
"Acho que fica mais fácil para os pais segurarem, e a criança chora menos. Faço o banho com o bebê enrolado em um pano, na água quente", diz.
O médico afirma que, por volta dos sete meses, quando a criança começa a querer ficar em pé, o balde é mais seguro do que a banheira.
A arquiteta Roselene Araújo, 44, mãe de Beatriz, 10, Heloísa, 9, e Isabela, 7, tem experiência de sobra com o utensílio --sua primogênita tomou banho de balde desde os primeiros dias até os seis anos de idade.
Durante a gestação de Heloísa, Roselene trocou o balde pela TummyTub, que descobriu na internet. O modelo, desenvolvido na Holanda especialmente para bebês de até seis meses de vida, precisou ser importado.
Muito semelhante a um balde, a TummyTub é transparente e possui alguns itens de segurança, como base antiderrapante e um centro de gravidade que ajuda a evitar acidentes. A desvantagem é o preço. Enquanto o balde comum custa menos de R$ 15, o de grife pode ser encontrado em lojas de artigos infantis por até R$ 140.
Mesmo com tanta diferença, as opiniões das mães se dividem. Para Talitha, trata-se basicamente do apelo da marca. Já Roselene considera a TummyTub muito superior ao balde comum. "Não acho que é a mesma coisa. Ele tem um desenho adaptado e uma borracha embaixo que evita o tombo", afirma. "Crianças maiores já não podem ir no balde."
Embora bebês pequenos como Lis consigam ficar sem apoio no balde por um tempo, o ideal é suspendê-los com as mãos pela região axilar.
No YouTube, há vídeos que mostram os pais segurando seus filhos pelo pescoço. De tão relaxados, alguns pegam no sono ali mesmo.

3 comentários:

Daiana do Jetro mãe da Bebel disse...

Sou suspeita a falar... adoro o balde ainda mais pela segurança de segurar os pequenos molinhos... o espaço tbem é outro fator bem importante.... mas so cabe o bebe dentro ate os 6, 7 meses... eu deixei a Bebel ate quase um ano rsrs espremida....bjus e muita saude para esses bebes.... eu digo que para ser mãe só precisa de 3 coisas Deus amor e paciência...

Leda Pidori Feltrin disse...

Olá Meninas?

No meu caso, nem pensei no baldinho... já parti logo pra banheira e hoje em dia elas também tem acessórios ótimos que deixam as mamães seguras na hora de dar o banho. A minha banheira já veio com um apoio anti derrapante e também ganhei de uma amiga outro apoio que era tipo uma redinha que é ótimo para dar banho em recém-nascidos!

Posso mandar uma fotinho do meu pequeno de 4 meses se divertindo na hora do banho? Desde que nasceu ele sempre gostou! e agora se diverte dá muitas gargalhadas quando chuta a água e fica "nadando" na hora do banho!

bjs Queridas!

Lidiane disse...

Aiiiii que linda a Samanta... o Balde é um metodo muito legal, os bebes adoram e ficam mesmo relaxados... não precisa dar todos os banhos no balde, mas o balde é bom para dar uma relaxada a tarde ou antes de dormir... e dar banho normalmente na banheira nas horas de costume.

beijos a vcs gravidinhas e está chegando a horaaaaa!!!!!