21 de fev. de 2012

Fraldas Descartáveis versus Laváveis

Com que fralda eu vou?

Sei que parece loucura, mas existem pessoas que por motivos de saúde e ecológicos voltaram a adotar fraldas laváveis para seus bebês.

Quais as vantagens e desvantagens? Como elas são? Onde comprar?

E por quê estamos falando sobre isso?

Veja agora:

"Fraldas Laváveis, sim" - por Luciana


"Eu não fazia ideia que ainda existiam fraldas de pano até ir para a Irlanda e ver a Carla, aos 5 meses de gravidez, comprando um mega kit de fralda lavável para o Eli. Até aí, não conhecia a funcionalidade. Quando ela veio ao Brasil em 2010 trouxe uma malinha dessas fraldas e eu pude testá-las no Eli, que já era usuário desde recém-nascido. Eu escolhi usar fraldas laváveis na Beatriz por inúmeros motivos, vou citar alguns e mostrar alguns modelos da loja que decidi adquirir, a baby slings (http://www.lojababyslings.com.br/) - também conhecida como Fralda Bonita, da querida Bettina Lauterbach.


Fraldinha de pano



  • Em primeiro lugar o fato da fralda ser 100% algodão chamou nossa atenção por oferecer mais conforto e deixar a pele do bebê respirar, diminuindo a incidência de assaduras, uma vez que a fralda descartável, além de "drenar" o xixi, também tira a umidade natural da pele do bebê - o gel usado nessas fraldas é derivado de petróleo. Além disso, as fraldas descartáveis possuem diversas substâncias que podem causar alergias, como perfumes e o plástico que causam dermatite.
  • O uso de 40 fraldas laváveis ao longo de 2 anos (do nascimento até o desfralde) contrapondo 5500 fraldas descartáveis no mesmo período fez com que pensássemos na maneira como iremos contribuir para o futuro do nosso planeta e da Beatriz, uma vez que algodão é biodegradável e as fraldas descartáveis levam 450 anos para se decompor.
  • Muitas pessoas questionam a quantidade de água que se gastará para lavar as fraldas, mas estudos indicaram que gasta-se mais produzindo fraldas descartáveis (cerca de 124 m³) do que para lavar as fraldas (por volta de 84m³).
  • Outro fator foi o financeiro. Com esse sistema estaremos economizando cerca de R$ 3.000,00 em fraldas.
  • Como a criança está acostumada com a umidade da fralda, o desfralde torna-se um pouco mais fácil, uma vez que aprenderá a não querer sentir aquele molhadinho incomodo e avisará a hora de fazer xixi.

Fraldas estilosas e ecológicas que a Bia irá usar


Muitas pessoas tentaram nos desencorajar, mas o fato de estarmos num país quente e que oferece condições de secagem rápida, além dos benefícios citados acima, nos fizeram mergulhar de cabeça nessa ideia. Afinal, no "mundo" de adaptações que farei em minha vida com a chegada da Beatriz, por que não adicionar mais uma? Nós oramos sobre isso e nos sentimos muito seguros em nossa decisão, além de buscar informações e assistir vídeos de pessoas que adotaram o sistema e estão plenamente felizes.

O número de fraldas usadas é o mesmo que a descartável, só precisaremos lavar as fraldas usadas no  fim do dia. Diferente das fraldas descartáveis em que muitos pais só trocam se tiver "resíduo sólido", pois deixam até duas rodadas de xixi acumularem no gel "supersec" (o que dizem não ser um problema), com as fraldas laváveis a troca é necessária - o que mantém o bebê sempre limpinho.

Na Europa e América do Norte esse sistema é muito utilizado. Se nesses países onde o frio é constante os pais conseguem conviver bem com a lavagem de fraldas, por que não conseguiríamos aqui?

No site que eu indiquei há mais informações e modelos. 

Este vídeo é uma reportagem sobre as fraldas com depoimento de mães e indicação de pediatra...







"Fraldas Laváveis, não!" - por Lidiane


Nunca nem se sequer imaginei a questão fraldas laváveis desde que era criança, mas com o grande conhecimento que a Lu possui sobre o assunto, fiquei curiosa e decidi saber um pouco mais.
Gostei muito de todos os argumentos que ela me deu e o design das fraldas são lindíssimos, mas quando comecei a pensar sobre o assunto, percebi que não faziam parte do meu perfil.
Por ser professora, vou ter a oportunidade de fazer dois chás de bebê e todos os meus amigos professores que já tiveram esta experiência, disseram que nós ganhamos fraldas para um ano. Portanto, os gastos que eu terei com fraldas serão menores ou iguais se eu optasse por fraldas laváveis. Quando contabilizo os gastos, penso também no sabão e óleos essenciais necessários para lavar as fraldas e sem contar no meu tempo que terei que disponibilizar, afinal, como dizem, tempo é dinheiro...kkkkk
Sei que pelo meio ambiente seria maravilhoso, mas eu também não disponibilizo de um espaço suficiente para secar fraldas e roupinhas e, por morar em apartamento, na época de frio terei que utilizar uma secadora, que me trará mais gastos.
Outra coisa que levei em consideração foi o fato de que as fraldas laváveis não seguram o xixi por muito tempo e por isso, se minha bebê dormir uma noite inteira, eu teria que utilizar fraldas descartáveis, pois senão teríamos vazamento diários.
Concluindo, sinto orgulho de minhas amigas que optam por este recurso, mas não tenho vergonha de dizer que fraldas laváveis, para mim, não!!!!


"Fraldas Laváveis, talvez!" - por Amanda


Gente, eu fico muito na dúvida entre a razão e o coração. O coração quer usá-las e concorda 100% com a Lu, já a razão fica em dúvida, afinal, é muita adaptação. Meu marido não teria dúvida em adotar as laváveis,  mas me deixou a vontade, então vou seguir a própria sugestão da Lu, vou usar as duas, e vamos ver se eu consigo me adaptar. O processo será assim: um dia descartável, um dia lavável. Bom, é só isso que tenho a dizer sobre isso... depois conto para vocês como foram as duas experiências!! 

7 comentários:

Pedro Pinto disse...

Olá
Temos duas filhas de 13 meses, que iniciaram agora a creche. Sempre usaram fraldas e toalhitas laváveis com excelentes resultados. O que acontece é que nos avisaram agora que não será possível manter a utilização das fraldas laváveis na escola por questões de higiene, o que argumentam, é que mesmo fechadas nos sacos próprios para este tipo de fraldas, acabam por libertar algum cheiro durante o dia e pela possível proliferação de bactérias.
A minha pergunta, se alguém me puder ajudar é a seguinte: se já alguém passou pela mesma situação, como a resolveu? Ou como me posso munir de informação para argumentar na escola.
Muito obrigado.
Pedro Pinto

Vanessa C. de Sousa disse...

https://blogdamamaesustentavel.wordpress.com/tag/bicarbonato-de-sodio/

Unknown disse...

Muito simples mamães. Usem durante a noite ou quando a criança fo R ficar mais tempo fora. Como na escola ou passeios. Usem as descartáveis.
Quando estiveram em casa, no dia a dia, usem as laváveis. Assim usando as duas todos o dias. Diminuirá a quantidade de fraldas descartáveis no lixo, mas também vão diminuir o tempo e o esforço pra lavar e secar as fraldas ecológicas e tbem economiza um tanto mais.

Mizael IASD disse...

Vou na sugestão da Luciana Gomes!
A minha pequena Vashti vai ser bem cuidada.

Unknown disse...

Gostei da sugestão, usarei a lavável em casa e descartável para sair ( por questão de ser mais prática)

Anônimo disse...

na época em que nasci sempre usei fralda lavável, creio que nem existia a descartável, hoje por questão de economia quero usar também para meu bebe que ira nascer em setembro, porem quando tiver que deixa-lo na creche sei que não será possível manter somente a lavável. então meu marido e eu decidimos usar as duas. lavável de dia e descartável a noite, assim nosso bebe ira acostumar com as duas e não sofrerá tanto quando for para creche.

Unknown disse...

Onde posso encontrar dessa fraldas.