7 de fev. de 2012

Sarah, Beatriz e Emanuel: Por quê meu nome é esse?

Eu, Luciana, como professora, já vi muitos nomes esquisitos pelas listas de chamada das escolas em que trabalhei. Por isso sei, assim como a Lidiane e a Amanda, que o nome de nossos filhos deveriam ser escolhidos com muito cuidado, pois mais do que agradar aos pais e familiares, deve servir como uma segunda pele durante toda a vida de nossos pequenos.

Mas como escolhemos esses nomes?

Aqui vai o motivo para vocês saberem um pouco mais do que motivou nossas escolhas:

Sarah - Por Lidiane


Meu marido sempre quis ter uma menina, mas eu sempre fiquei dizendo que não importava o que iria ser, o importante é que Deus nos desse nosso bebê com saúde. Mesmo assim ele teimava em chamar nosso bebê de "princesa" desde quando descobrimos que iríamos ter um filho.
Após alguns meses, eu consegui convencê-lo de que não importaria o sexo, mas que teríamos alegria de qualquer maneira.
Um dia, quando eu estava lendo a bíblia em Gênesis, vi uma anotação na página dizendo que Sara significava princesa. Fiquei tão feliz. Mostrei para meu marido na hora e lhe disse que se fosse menina seria este o nome, já que ele já estava a chamando assim.
Descobrimos apenas depois de 22 semanas, e quando a médica mostrou nossa menina e perguntou se nós já tínhamos um nome, não tive dúvidas: SARAH, com h no final para ficar diferente...rs...





Emanuel - Por Amanda




Mesmo antes de engravidar, meu marido e eu já tínhamos escolhido o nome de nossos filhos, seja ele menino ou menina, só que não era nada parecido com Emanuel, mas, apesar disso, eu orava ao Senhor e pedia que Ele, acima de tudo, que escolhesse o nome de nossos filhos e falava para Deus que Ele estava a vontade para mudá-los. Então, sete meses antes de engravidar, estávamos no culto de natal no ano de 2010 da nossa querida Igreja Conexão Primeira (PIBSA) e o nosso amado pastor Edison Queiroz estava falando sobre os nomes do Filho de Deus, então Jesus que significa Deus Salvador e Emanuel que significa Deus conosco. Como sou da igreja desde adolescente, e como fiz bastante estudo bíblico e também fiz parte de um Coral Jovem, já estava bastante habituada com o nome Emanuel e nunca me chamou atenção, e obviamente, eu já sabia o significado e mesmo assim, nunca me atraiu, mas naquele culto, esse nome soou um tanto diferente, me emocionou demais. Ao acabar o culto, eu falei para o meu marido que não entendia porque, mas aquele culto tinha me emocionado demais, daí meu marido disse que sentiu a mesma coisa, então falei do nome Emanuel, que tinha soado diferente para mim e que se tivéssemos um menininho, ele deveria se chamar Emanuel e meu marido disse que estava pensando exatamente na mesma coisa. Nessa hora eu falei para ele que nosso primeiro filho seria um menino e se chamaria Emanuel! Claro que depois de tudo confirmado os palpites foram muitos, que ele teria apelido de mané, e se isso já estava decidido e fechado entre nós, mas em nenhum momento eu vacilei, nenhum momento passou pela minha cabeça um nome diferente, disse que se alguém chamá-lo diferente do nome dele, nem atender ele iria! (rsrsrsrs), mas isso é porque eu tenho certeza e convicção de que esse nome FOI DADO PELO PRÓPRIO DEUS!!!  EMANUEL: DEUS CONOSCO!! Glorifico a Deus pela vida do meu filhote!!!



Beatriz - Por Luciana

Letra B - Presente da Tia Mi, amiga scrapper, para a Beatriz


Origem: Latim
Significado: "Aquela que faz os outros felizes" - relacionado a felicidade de espírito.
Curiosidades: Este nome deriva de um verbo em latim Beare que quer dizer atender aos desejos de alguém, tornar alguém feliz. Imortalizou-se na história da literatura ocidental por ser o nome da amada de Dante Alighieri (Beatrice). Outro detalhe em relação a este nome é a quantidade de rainhas que se chamam Beatriz: rainha da Hungria, França, Veneza, Espanha, Reino Austro-húngaro.  
Motivação pessoal: "Quando eu era pequena tinha uma vizinha chamada Beatriz. Essa menina e sua irmã, Bianca, não podiam sair na rua para brincar com as outras crianças, pois tinha pais muito bravos. Também ninguém podia entrar na casa delas, pois era proibido. Esse comportamento gerou um certo "mistério" a cerca de como elas viviam e todo contato era feito através do portal de alumínio daquela residência. Mesmo assim, a Beatriz (mais velha) e a Bianca eram meninas doces e muito educadas. Eu encarava as duas com uma certa curiosidade e encantamento e cresci com a ideia de que Beatriz era nome de princesa - afinal, qual princesa você conhece que não passou por algum tipo de clausura???? Quando namorava o Fernando perguntei que nome ele gostaria de dar aos nossos filhos e mencionei que amava o nome Beatriz. Ele ficou surpreso, pois sua irmã mais nova, Samanta, era para ter esse nome, mas minha sogra não quis, para decepção do meu sogro, que também gostava. Beatriz foi o primeiro nome que entramos em acordo para dar a um de nossos filhos...para alegria do meu sogro, que não teve uma filha, mas terá uma neta com o nome que ele tanto gosta."



É isso, pessoal...bjinhos!

8 comentários:

Tia Mi disse...

Lindos e emocionantes relatos!

Cada um dos nomes foi escolhido com muito amor, alegria e revelação! Adorei ler e fazer parte deste blog maravilhoso!

Beijos carinhosos,
Tia Mi

Fernando disse...

A história da Lidiane é bonita, mas o Dimas me confessou que na verdade foi porque eles eram fãs do desenho Cavalo de Fogo, onde a jovem princesa chamava-se Sarah.
"No meu sonho eu já vivi, um lindo conto infantil...." kkkkkk

Lidi disse...

Fernando, seu ridículo...

Carla Teixeira-Falls disse...

Eu não estou autorizada em fazer parte desta rodinha porque não estou grávida(embora pareco constantemente grávida)...mas vou falar do nome dos meus meninos também (deixa eu falar, vai?). ELI significa DEUS e nós escolhemos quando nos conhecemos e nem sabiamos se iriamos nos casar, mas concordamos se caso Deus quisesse nós juntos e tivessemos filhos um menininho se chamaria ELI. TOBIN é uma variação do nome TOBIAS que vem do Hebreu TOVIAS. A letra V neste nome faz com que signifique: DEUS É BOM, mas como tiramos o V e incluimos o B O significado se reduz a "É BOM". Então quando eu estava grávida do Tobin alguém falou uma palávra profética de que o ELI e o TOBIN seriam bons amigos e seriam muito ligados. Um serviria o Senhor com dança (Eli) e o outro com música (Tobin) e os dons deles complementariaum ao outro para servir a Deus e que sem música não há dança...então, no final, o nome dos dois se complementam e se completam para expressar o como Deus tem sido relevante nas nossas vidas neste momento, e ele tem sido BOM no meio ne nossas dificuldades. Aqui está: ELI e TOBIN - DEUS É BOM!

Lidi disse...

Que lindo, Carlinha, esteja sempre bem vinda para falar o quanto quiser...rs... Amamos vocês!

Luciana Gomes disse...

Carla, sua bolinha linda...o fato de você parecer constantemente grávida te dá acesso VIP a este grupinho, tá?!
Gostei muito da sua explicação sobre os nomes dos meninos, eu não sabia de tudo isso. Beijos

Carla Teixeira-Falls disse...

Viu, Amanda?
Eu tenho acesso VIP e sou bem vida no grupinho...se não está feliz, sai ora vc, pois eu vou ficar!

ROSANA disse...

Meninas, desse jeito eu fico emocionada!! Que belos nomes e que belos significados! Que o Senhor permaneça vivo em seus corações! Se meu bebê for menino, se chamará Davi, que significa "O Amado", sim porque é um bebê muito aguardado por toda a família, eu tive um histórico de infertilidade, estou casada há sete anos, e Deus, no momento certo, me enviou essa benção! Se for menina, meu esposo escolheu Luisa, disse que é um nome forte, que significa "guerreira", "lutadora", que é o que esperamos de nossos filhos!
Finalizando, vocês estão de parabéns pelo blog, eu amei, e com certeza seguirei várias dicas postadas aqui, pois confesso que estou perdidinha...rs
Grande beijo!
Que o Senhor abençoe suas lindas famílias!
Rosana